Os protozoários são organismos unicelulares, eucarióticos e que apresentam nutrição heterotrófica. Em sua grande maioria, apresentam vida livre e são encontrados em diferentes ambientes aquáticos e úmidos. No entanto, existem os parasitas que causam diversas doenças como a amebíase, a tricomoníase, a toxoplasmose, doença de Chagas e malária.
Alguns apresentam reprodução assexuada com divisão binária, e outras reprodução sexuada com a fusão desses organismos, a formação de zigoto e uma posterior divisão. Outra forma de recombinação é a conjugação.
Sua classificação está dividida em, protozoários ciliados, que se locomovem pelos c´´´´ílios, os flagelado, que se locomovem pelos flagelos, e os rizópodos que se locomovem com a ajuda de pseudópodes, que são prolongamentos citoplasmáticos que modificam a forma do corpo do organismos, já os esporozoários não apresentam estruturam locomotoras e são levados, na forma de esporos, pelo ar ou por animais.
Os esporozoários também são classificados por filos, como o Filo Rhizopoda, refere-se aos protozoários rizópodos, o Filo Actinopoda, que refere-se aos pseudópodes, o Filo Foraminifera, que refere-se aos protozoários que possuem carapaça externa á célula, o Filo Aplicomplexa que refere-se aos esporozoários, o Filo Zoomastigophora que engloba os que apresentam flagelos e o Filo Ciliophora que engloba os ciliados.